Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
19/09/2008
Uberlândia: DMAE implanta controle à distância de reservatórios de água
Sistema de tele-supervisão criado pela Vector Engenharia automatiza tratamento e beneficia 600 mil moradores da cidade

O Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia, em Minas Gerais, acaba de terminar a implantação de um sistema de automação, tele-supervisão e controle à distância de 13 estações de tratamento, reservatórios e ponto de captação de água. Automatizado pela Vector Engenharia, empresa sediada em Americana (SP) que também respondeu pela criação e implantação dos sistemas, o projeto uniu redução de custos e melhoria no fornecimento do produto ao consumidor, beneficiando diretamente 600 mil habitantes da cidade, além de otimizar a vida útil de equipamentos caros como os motores das estações de bombeamento.

“O resultado foi muito bom mesmo considerando que se trata da primeira fase de implantação, na qual só automatizamos 20% das elevatórias de água da cidade”, diz José Orlando Kioque Siracava, gerente da divisão de Tratamento de Água e Operações do DMAE. “Embora a população já possa sentir a diferença em fatores como a diminuição de períodos de interrupção no fornecimento, os reflexos na qualidade da água serão percebidos com maior intensidade nos próximos meses, com a entrada em operação de novas etapas do processo de automação.”

A primeira fase do projeto incluiu o fornecimento e implantação de um sistema de telemetria composto por 13 estações remotas e uma Central de Controle à qual as unidades distantes estão conectadas por meio de linhas de comunicação e de radiofreqüência. As áreas remotas incluem duas Estações de Tratamento de Água, dez reservatórios e uma unidade de captação. Em cada uma a Vector instalou módulos autônomos - baseados em Controladores Lógicos Programáveis, sensores e atuadores – que permitem às estações funcionar sem necessidade de controle humano local.

“No nosso negócio, qualidade normalmente combina com economia”, diz Devanir Osvaldo Pereira, um dos diretores da Vector, que cuidou da coordenação do projeto de automação no DMAE de Uberlândia. “Ao melhorar processos e expandir a abrangência de sistemas de controle automatizados nós conseguimos cortar custos e, ao mesmo tempo, melhorar o serviço entregue.”

Dosagem automática - Por meio de softwares desenvolvidos para o DMAE, os módulos fazem automaticamente a dosagem de produtos químicos adicionados à água, entre os quais sulfato de alumínio e cal hidratada. Ao automatizar o processo, as principais metas do departamento eram tornar mais controlada a dosagem dos reagentes, reduzir a quantidade utilizada desses produtos e melhorar a operação do sistema como um todo, com reflexos na qualidade da água e nos custos de produção.

As metas foram alcançadas – e o DMAE tirou outras vantagens da automação. Por meio de sensores ultra-sônicos, eletromagnéticos, iônicos e de pressão ligados aos painéis de controle criados pela Vector, os técnicos da autarquia têm hoje controle em tempo real e à distância do nível de cada reservatório, da pressão nas redes de distribuição e do nível de elementos químicos na água. Cada estação remota recebe os sinais dos instrumentos de medição de sua área, controla os processos locais e envia informações sobre o andamento do trabalho e a condição dos equipamentos para o Centro de Controle. Tudo é feito automaticamente. Na Central, porém, há um plantão permanente de oito técnicos operando em turnos.

O DMAE marca pontos, ainda, ao identificar instantaneamente falhas e monitorar em tempo real a qualidade da água fornecida, além de ter um banco de dados corporativo em que todos os procedimentos são anotados, gerando relatórios para melhoria contínua da gestão.

Outro benefício é a visualização em tempo real de quaisquer variáveis do processo. Por meio do sistema supervisório implantado em dois servidores na Estação Central de Telemetria, os operadores podem enviar comandos a quaisquer equipamentos que tenham funcionamento suspeito ou irregular e gerar gráficos de tendências instantaneamente, tomando medidas corretivas antes que problemas ocorram.


Sobre a Vector – Sediada em Americana (SP) e com unidades de negócios nas principais regiões brasileiras, a Vector Engenharia e Sistemas de Automação é especializada em desenvolvimento de soluções para automação nas áreas industrial, de saneamento básico, meio-ambiente, energia elétrica, petroquímica e hidrometeorologia. Atua no mercado há mais de 16 anos e tem faturamento estimado de R$ 20 milhões em 2008, com crescimento de 100% sobre o ano anterior. As soluções da empresa permitem controle e gerenciamento de diversos processos, a exemplo de monitoração de linhas de produção, de sistemas de abastecimento e de efluentes industriais e domésticos.


Assessoria de Imprensa
Allameda.com
Fone 11.3926 5580

- Setembro, 2008

Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes da Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a press releases e informações-chave de nossos clientes
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de Assessoria de Imprensa

ALLAMEDA.COM | São Paulo | +55 11. 97999-9923

(C) 2002 ~ 2021 Allameda.com Assessoria de Imprensa