Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
06/06/2013
Livro de Visitas, de Márcio Távora, será lançado dia 12 em Fortaleza
Livro de arte em fotografia, que faz incursão intimista a interiores de hotéis dos anos 50, terá noite de autógrafos na Livraria Cultura

Em 2005, quando estudava fotografia no Senac de Comunicação e Artes, em São Paulo, Márcio Távora não imaginava que suas andanças pela cidade para fotografar interiores de hotéis lhe renderiam muito mais que material para um trabalho de TCC. Ao primeiro clique da máquina fotográfica em um silencioso e nostálgico quarto de hotel, o cearense Márcio captou mais que uma imagem. “Fui arrebatado por aquele clima intimista, com objetos de design antigo e cenário hollywoodiano”, diz o fotógrafo. E ali nascia uma história de amor - que chega às livrarias oito anos depois no “Livro de Visitas”, em lançamento da Editora Brazilbizz, projeto aprovado pela Lei Rouanet.

Márcio Távora é só sorrisos quando fala de Livro de Visitas, compilação bilíngue de arte em fotografia com 60 imagens de interiores de hotéis – a maioria dos anos 50 – captadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. “A ideia frutificou e as andanças se estenderam”, brinca o autor, hoje com 34 anos e morador da capital paulista. “É um trabalho de quase uma década entrando em hotéis, muitas vezes escondido, para encontrar com o olho da câmera o que de mais intimista pode haver na impessoalidade silenciosa dos hotéis”.

Conceitual, ousado e em formato de guestbook, o livro com 144 páginas traz imagens que unem beleza e deterioração em fotos de pequenas dimensões (marca registrada do artista) estampadas em páginas em branco – ideia de Márcio e do designer Renan Costa Lima, coautor do projeto gráfico, para dar ao leitor a sensação de estar ao longe em uma galeria de arte observando quadros sob o fundo branco das paredes. “A experiência do olhar descobre um detalhe aqui, outro ali - pequenos vestígios da ação do tempo sobre a beleza desses interiores”, diz o autor. “É minha declaração de arte e amor aos hotéis dos anos 50 que sobrevivem nas grandes cidades”.

Além de Fortaleza, o livro teve lançamento em São Paulo e Rio de Janeiro e, no decorrer de junho, contará ainda com noites de autógrafos em Brasília e Salvador.

Lei Rouanet
Com introdução poética do curador Diógenes Moura, Livro de Visitas chega às livrarias em projeto com incentivos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, apoiado por Banco do Nordeste do Brasil, Aço Cearense, UTC Engenharia, Bandeirante Química Ltda e Formiline Indústria de Laminados.

NOITE DE AUTÓGRAFOS - Fortaleza
Livro de Visitas, do fotógrafo Márcio Távora 
Onde: Livraria Cultura
Endereço: Avenida Senador Virgílio Távora, 845-1009 - Aldeola
Quando: 12 de junho
Horário: 19h 

Ficha Técnica
Livro de Visitas, de Márcio Távora 
Edição bilíngue português-inglês 
Editora Brazilbizz Comunicação e Cultura
ISBN: 978-85-65932-00-4
Número de páginas: 144
Tiragem: 3000
Preço: R$ 80
Onde encontrar: Livrarias FNAC e Cultura

O autor
Natural de Fortaleza, Márcio Távora é fotógrafo graduado pela Faculdade Senac de Comunicação e Artes – São Paulo, com experiência anterior na Milwaukee Institute of Art and Design (EUA). Entre 2004 e 2013, participou de workshops com o fotógrafo norte-americano Stephen Shore e o holandês Leo Divendal e das exposições coletivas “São Paulo 450 anos”, “Fotografia Analógica”, “Temporada de Projetos na Temporada de Projetos”, “Devercidade, dentro e fora do olhar”, “A 4° do Equador”, “Tudo É Fotografia” e “Formas Curiosas de Respirar”.




Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM R Dr Rafael Correia 65 Cjto 4 Vila Romana | São Paulo | +55.11.3926-5580

powered by Fábrica de Tempo