Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
19/03/2013
Cloud computing se tornará commodity antes do fim da década, diz especialista

Cezar Taurion, Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas e Technical Evangelist da IBM Brasil, apresenta na Fenacom 2013 sua tese de mudanças radicais ‘quando a nuvem deixar de ser nuvem’

Antes do início da segunda década do século 21 a tecnologia hoje conhecida por cloud computing vai avançar com ímpeto cada vez maior no mercado de e-commerce, chegando a um ponto em que se falará em computing, sem o cloud. Este será o momento em que a computação em nuvem estará tão disseminada que o uso da expressão completa se tornará redundante. Quem defende essa ideia é Cezar Taurion, Technical Evangelist da IBM Brasil e um dos mais conectados especialistas em novas tendências tecnológicas do país. “A nuvem vai deixar de ser nuvem e se colocará como uma situação corriqueira, tão banal quanto o fornecimento de eletricidade – no qual as máquinas que a geram estão lá longe, o que no entanto não afeta o uso que dela fazemos”, compara o Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas da Big Blue.

Taurion vai pormenorizar sua visão de futuro aos participantes da Fenacom 2013 – Feira e Congresso de Soluções de Automação (www.fenacom.com.br), que ocorre de 9 a 11 de abril no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. “As coisas estão andando muito rapidamente”, diz ele. “Quatro anos atrás, quando lancei o livro Cloud Computing - Transformando o mundo da Tecnologia da Informação, tudo era apenas curiosidade em torno desse tema. Agora, a gente vê que há uma tendência clara em ambientes de negócios como o de comércio eletrônico: as grandes plataformas de computação estão migrando rapidamente para a nuvem, e não há mais motivo algum para o lojista, de pequeno ou grande porte, ter seus próprios servidores.” Segundo ele, no limite o atual movimento para o comércio é da substituição dos grandes investimentos em hardware pelas grandes inversões em software.

PMEs e Startups
Em termos práticos, diz o tech evangelist da IBM, o comércio eletrônico ganha níveis de escalabilidade sem par, de rapidez na criação de promoções e até de novos negócios. Pequenas empresas e startups interessadas em colocar produtos no mercado eletrônico são as grandes beneficiadas, defende ele. Na nuvem, o custo de hardware para dar início a um negócio comercial é zero ou muito próximo a isso. Pode-se criar um negócio do nada em muito pouco tempo a partir de uma boa ideia apenas. Além disso, as PMEs são beneficiadas no quesito segurança: atualizações de software, sistemas de backup e de prevenção a ataques são robustos nos datacenters, e nem sempre o pequeno empreendedor tem tempo ou capacidade técnica para dar conta dessas missões.

Para grandes empresas que já atuam em e-commerce, a vantagem se estende ao lançamento relâmpago de promoções e de novos produtos, o que nem sempre é possível utilizando plataformas de computação internas. “O comércio eletrônico é muito sazonal, o que não justifica o investimento em servidores e sistemas de comunicação parrudos. Sem esses computadores, por sua vez, se inviabiliza a criação de promoções que exigem muito poder de resposta das máquinas”, diz Taurion. “Com a computação em nuvem, essas questões todas se resolvem. Posso criar produtos de vida rápida e intensa, colocar tudo em um datacenter na nuvem sem investir nas máquinas e, quando o ciclo acaba, parto para um novo produto sem preocupação e sem peso algum nas costas. No fundo, estamos vendo o crescimento de uma nova forma de pensar a tecnologia: hoje o empreendedor deve se perguntar coisas como e se eu não tiver limite de computação, o que posso inventar?”

Respostas a questões como esta – e mesmo a criação de perguntas mais inquietantes – serão a tônica da palestra de Taurion na Fenacom 2013, no final da tarde do dia 10 de abril.

AGENDA
Fenacom 2013 – Feira e Congresso de Soluções de Automação
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca (R Frei Caneca 569)
Quando: De 9 a 11 de abril de 2013
Horário: 14h às 21h
Ingresso: Para a Feira, gratuito a público especializado pré-cadastrado em www.fenacom.com.br; Para o Congresso, R$ 40 por dia ou R$ 70 para três dias

Apresentação de Cezar Taurion
Palestra Tendências tecnológicas para o comércio e serviços - Cloud Computing para o varejo
Quando: 10/4/2013
Horário: 17h às 18h


Assessoria de Imprensa
Allameda.com - 11.3926-5580


Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM R Dr Rafael Correia 65 Cjto 4 Vila Romana | São Paulo | +55.11.3926-5580

powered by Fábrica de Tempo