Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
03/09/2012
ABBYY FlexiCapture participa de avaliação de estudantes brasileiros
Software da ABBYY foi responsável por reconhecer e capturar os dados dos documentos digitalizados (folhas de respostas e dos questionários) utilizados na avaliação

Quadro Inicial
O Brasil é a maior economia nacional na América Latina e foi previsto que se tornará uma das cinco maiores economias do mundo nas próximas décadas. Tanto o governo brasileiro quanto as organizações privadas trabalham para sustentar a economia com pessoas altamente qualificadas: acredita-se que a educação e a formação dos trabalhadores do país são fatores importantíssimos para determinar como a economia nacional evoluirá.
Uma dessas organizações privadas foi fundada em 1973, com base na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP) – a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A FIPE estuda fenômenos econômicos e sociais com o objetivo de contribuir para a formulação de políticas do país, o aumento da competitividade, a melhor distribuição da renda e a erradicação da pobreza. 
Uma das iniciativas recentes da FIPE foi desenvolver instrumentos para medir a proficiência em matemática e língua portuguesa dos alunos do ensino fundamental e médio, e investigar como isso se relaciona as com condições socioeconômicas e traços de personalidade.

O Desafio
A ideia foi completamente nova – nada parecido havia sido foi organizado. A tarefa era realizar testes de matemática e língua portuguesa entre os alunos do ensino fundamental e médio, obter feedback de seus pais, estimar os resultados e publicá-los em um website. Os professores podem ver os resultados obtidos por seus alunos em cada disciplina no mesmo site.
A escala do projeto foi mais do que ousada. Havia uma necessidade urgente de automatizar o processo: organizar a digitalização, o reconhecimento das folhas de resposta e dos questionários estruturados preenchidos pelos alunos e seus pais, além da obtenção dos resultados estatísticos.
Baseando-se no custo-benefício e nas características de confiabilidade entre inúmeras ofertas no mercado, a FIPE escolheu o Macrosolution - um dos maiores fornecedores de software e hardware para conversão de documentos em papel para formatos digitais da América Latina. A empresa aceitou o desafio de fornecer um conjunto completo de tecnologias de hardware, processamento de formulários e captura de dados, capaz de lidar com formulários preenchidos com letra cursiva em português. Sendo parceiros de um dos fornecedores líderes mundiais em reconhecimento de documentos e tecnologias linguísticas - a ABBYY – a Macrosolution tomou o software ABBYY FlexiCapture como elemento central do projeto.

O Projeto
Alunos do ensino fundamental e médio passaram por testes de matemática e língua portuguesa duas vezes durante o ano letivo, no início e no final do mesmo.
As folhas de resposta foram coletadas e digitalizadas. Na fase seguinte, os documentos eletrônicos foram reconhecidos com a ajuda do ABBYY FlexiCapture, um software de captura de dados e  processamento de documentos inteligente, preciso e altamente produtivo. O sistema automaticamente transformou o fluxo de diferentes formulários para dados prontos para análise, com recursos de classificação de documentos, captura de dados e eficiência significativamente ampliada. Em seguida, os dados foram transferidos a 2 estações de trabalho do sistema de verificação e exportação, para uma base de dados, a fim de posterior análise e armazenamento.
Em todo o processo foram envolvidas apenas 7 pessoas, que trabalharam em diferentes fases - esta é uma aplicação consideravelmente menor de recursos humanos e gastos de tempo em comparação com o processamento manual de dados de saída.

Resultado
Os resultados dos testes foram publicados em um site especial, onde os professores do nível fundamental e médio das escolas puderam avaliar a proficiência de seus alunos em cada disciplina e seus traços de personalidade. Além disso, a FIPE apresentou os dados como um relatório à Secretaria Municipal de Educação, que os levou em consideração para influenciar a formação de políticas de educação no Brasil e estimar condições socioeconômicas do país no momento. No futuro, os questionários desenvolvidos dentro deste projeto de pesquisa podem se tornar parte do procedimento de avaliação regular geralmente realizado no Brasil pelo Governo Federal.
“As soluções baseadas na tecnologia do ABBYY FlexiCapture  e implementadas pela Macrosolution cumpriram totalmente a tarefa de mostrar a alta velocidade e o desempenho de alta qualidade neste projeto”, comentou Marcos Lucania, Consultor Líder da Macrosolution, responsável por este projeto e sua implementação.
“Não se pode sobreviver no setor de testes escolares sem um processamento de imagens eficiente e preciso. E a ABBYY certamente oferece as melhores soluções”, comentou Fernando Botelho, Pesquisador Líder da FIPE.

Sobre a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com excelente desempenho em pesquisa e ensino.

Sobre a Macrosolution
A Macrosolution é hoje um dos maiores fornecedores de sistemas de conversão para formato digital na região, tanto em matéria de software quanto em hardware. A empresa tem parcerias sólidas com diversos fabricantes internacionais dos EUA, França, Alemanha, Áustria, Taiwan e Rússia. Sua missão geral é oferecer aos seus clientes soluções e produtos completos e criativos, aperfeiçoando as capacidades da Macrosolution, para se consolidar cada vez mais como um dos maiores fornecedores nacionais em sua esfera.

Sobre a ABBYY 3A
Estados Bálticos, Ásia, Oriente Médio, América do Sul, África
A ABBYY é líder mundial no segmento de reconhecimento de documentos, captura de dados e serviços e tecnologias linguísticas. Seus produtos incluem a linha de aplicativos ABBYY FineReader de reconhecimento de caracteres ópticos (OCR), a família ABBYY FlexiCapture de soluções de captura de dados, o software de dicionários ABBYY Lingvo e ferramentas de desenvolvimento. Os Serviços de Idiomas ABBYY provem soluções linguísticas para clientes corporativos. Organizações que fazem uso intensivo de papel, em todo o mundo, usam as soluções ABBYY para automatizar tarefas que consomem tempo e mão de obra e para dinamizar processos de negócios. Os produtos ABBYY são utilizados em larga escala em serviços governamentais como a Secretaria da Receita da Austrália, a Inspeção Fiscal da Lituânia, Ministério da Educação da Rússia, Ministério da Educação da Ucrânia e Departamento do Governo do condado de Montgomery, nos EUA. Empresas que licenciam tecnologias ABBYY incluem BancTec, Canon, EMC/Captiva, Hewlett-Packard, KnowledgeLake, Microsoft, NewSoft, Notable Solutions e Samsung Electronics, entre outras. Os aplicativos OCR da ABBYY fazem parte de equipamentos de fabricantes como Epson, Fujitsu, Fuji Xerox, Microtek, Panasonic, Plustek, Toshiba e Xerox. A sede da ABBYY fica em Moscou, Rússia, com escritórios regionais na Alemanha, EUA, Canadá, Ucrânia, Chipre, Reino Unido, Austrália, Japão, Taiwan e Brasil. Para mais informações, visite www.ABBYY.com.br.


Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM R Dr Rafael Correia 65 Cjto 4 Vila Romana | São Paulo | +55.11.3926-5580

powered by Fábrica de Tempo