Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
09/10/2018
Em ação inédita no Brasil, ONG realiza mutirões de colonoscopia para Identificar novos casos de doença Inflamatória intestinal

O GEDIIB (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil) promoverá entre os meses de outubro e dezembro a ação `Mutirão de DII `- iniciativa que envolverá médicos especialistas em intestino para realização de mutirões de exames de calprotectina e colonoscopia na rede pública de saúde. O objetivo é identificar casos ainda não diagnosticados e não confirmados de retocolite ulcerativa e Doença de Crohn para que os portadores sejam encaminhados para tratamento em centros de referência em doenças inflamatórias do intestino em hospitais especializados do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

As doenças inflamatórias do intestino (DII) são patologias crônicas sem cura que requerem a interação de uma equipe médica especializada e multidisciplinar para conclusão do diagnóstico. Estudos globais estimam que mais de 1 milhão de residentes nos Estados Unidos e 2,5 milhões de pessoas na Europa são portadores de doenças inflamatórias intestinais. As DIIs estão hoje no patamar de epidemia global, com prevalência crescente em todos os continente - sendo igualmente uma das principais causas de afastamento do trabalho. O Brasil não possui um amplo estudo epidemiológico sobre o tema, há apenas registros de casos isolados.

 

“As doenças inflamatórias intestinais estão presentes em todos os Estados brasileiros, mas há falta de dados sobre a incidência - tanto em rastreamento como em tratamento”, diz a médica gastroenterologista Cyrla Zaltman, presidente do GEDIIB. Segundo ela, é preciso conscientizar os órgãos públicos sobre o drama vivido pelos pacientes para conseguir um exame de colonoscopia. “O projeto ‘Mutirão de DII’ ajudará nessa missão, disponibilizando exames de difícil acesso para a população, agilizando a identificação de casos para tratamento no SUS e servindo como importante instrumento de conscientizacao sobre as DIIs no Brasil”.

 

Os mutirões do GEDIIB acontecerão em diferentes etapas, com inicio em outubro de 2018. A triagem de casos será realizada pelas Unidades Básicas de Saúde.

 

Pessoas com diarreia, cólicas e dores abdominais, náuseas e vômito, dor, sangue e muco nas evacuações podem procurar as UBS para realização do teste preliminar de calprotectina, um simples exame de fezes cujo resultado determinará a necessidade ou não do encaminhamento para os mutirões de colonoscopia, que acontecerão Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e  Cascavel (PR). Os exames de imagem serão realizados em hospitais universitários, com apoio de médicos e equipes especializadas.

 

Criado pelo GEDDIB, o `Mutirão de DII ` é o primeiro projeto social brasileiro de mutirões de colonoscopia na rede pública de saúde, com exames prévios de calprotectina, triagem e encaminhamento, para rastreamento, diagnóstico e tratamento de patologias infecciosas crônicas do intestino, a exemplo da Doença de Crohn e retocolite ulcerativa. O GEDIIB (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil) é uma entidade médica sem fins lucrativos.

 

Para mais informações, acesse o site www.gediib.org.br



Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM R Dr Rafael Correia 65 Cjto 4 Vila Romana | São Paulo | +55.11.3926-5580

(C) 2002 ~ 2019 Allameda.com Assessoria de Imprensa