Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
14/09/2016
5 dicas para palestras eficazes e impactantes

Dar palestras não é tarefa das mais fáceis, afinal, ao falar em público o orador é avaliado por tudo, desde o que expressa verbalmente e a relevância do que diz até a forma como se porta em frente às pessoas. Plateias costumam ser bem críticas e até os mínimos gestos e suores aflitos são analisados. Para ganhar mais confiança e conduzir palestras de modo eficiente e impactante, a professora Vivian Rio Stella, doutora em Linguística pela Unicamp, Pós-Doutora pela PUC-SP, coach e palestrante da VRS Cursos, destaca cinco dicas.  

  1. Identifique e valorize seu estilo: há os showmen, os mais sérios, aqueles  que contam histórias pessoais e até mesmo os que dão lições de vida, mas o que mais importa é a credibilidade - além de interagir com o público e se comunicar de forma clara e adequada.

  2. Tenha presença de palco: não precisa ser teatral ou assumir posturas de quem está pronto a declamar um monólogo de Shakespeare, mas o palestrante precisa saber usar o espaço, dominar o uso das tecnologias disponíveis (microfone, slideshows, controle para troca de slide etc), se movimentar para atrair a atenção das pessoas e, é claro, manter contato visual com a plateia.

  3. Projete e module a voz: boa dicção das palavras, ritmo de fala dinâmico (sem ser rápido demais) e volume de voz adequado são essenciais para uma boa palestra. Destacar dados e palavras-chave com impostação vocal fazem toda a diferença para a clareza da mensagem e o dinamismo da apresentação.

  4. Adeque a comunicação ao público: não adianta contar um caso, dar um exemplo ou usar um jargão técnico que nada tem a ver com seus espectadores. O palestrante, antes de tudo, precisa obter informações sobre o perfil da plateia para elaborar ou ajustar a mensagem a ser tratada.

  5. Treine bastante e chegue ao local do evento com antecedência: não é recomendável contar com improvisos ou inspirações no dia da palestra. Palestrantes eficientes sabem o quanto é necessário treinar em voz alta tudo o que será dito, de preferêncioa mais de uma vez, com gravador ao lado para checar o que pode ser ajustado. E, claro, chegar com antecedência é o mínimo que se espera de um palestrante - afinal, revela interesse e comprometimento com a plateia, além de diminuir a chance de ‘imprevistos’. 

Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM R Dr Rafael Correia 65 Cjto 4 Vila Romana | São Paulo | +55.11.3926-5580

powered by Fábrica de Tempo