Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
03/06/2003
A profissionalização do email e seu uso em marketing
por Luiz Claudio Zenone

Com a crescente necessidade das organizações de uma maior aproximação junto aos seus clientes, é cada vez maior a procura e a utilização de ferramentas de comunicação que possibilitem um contato direto com o público-alvo que deseja atingir com ações de marketing.

O email é um recurso que permite, através de uma adequada utilização, o desenvolvimento de ações de marketing customizadas, ou seja, adequadas à cada público-alvo. Assim, o email marketing vem se constituindo como uma ferramenta essencial para as organizações incorporando-se ao composto de comunicação tradicional como propaganda, publicidade, promoção e merchandising.

As principais vantagens em se utilizar o email para as ações de marketing são:

 -  Permite desenvolver uma comunicação customizada para seu público-alvo
 -  Reduz o custo de comunicação e de prospeção de clientes
 -  Permite melhorar a freqüência de compras e retenção de clientes
 -  Permite a mensuração precisa das ações.

Porém, o desenvolvimento de ações de marketing através do email deve-se basear no principio da permissão, ou seja, da autorização do público em receber uma determinada mensagem. Quando um usuário de email autoriza o recebimento de uma informação por parte de sua empresa através de um preenchimento de cadastro a comunicação se torna legítima aumentando a chance de sucesso das ações de marketing e uma menor rejeição à marca.

Uma ação de marketing, através do email, deve-se fundamentar na ética tendo mecanismos claros de cadastramentos e descadastramentos. Quando uma empresa envia uma comunicação direta sem a permissão do usuário está cometendo um SPAM que é o termo usado para esse tipo de ação infringindo, no mínimo, à ética, já que ainda não existe uma lei que regulamente as ações do email marketing.

Usado adequadamente, o email torna-se uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de pesquisas mercadológicas, lançamento de produtos, promoções enfim de um efetivo relacionamento com o cliente.

Lembrando que, como toda ação de marketing, deve-se ter um planejamento adequando e integrado às demais estratégias da empresa, ou seja, não deve ser uma ação isolada. Além disso, é fundamental um eficiente Database Marketing que permite segmentar a base de clientes e o bom uso da criatividade para que sua ação se diferencie das demais.

Sobre o Autor: Luiz Claudio Zenone é Consultor em Marketing, especialista em CRM e Marketing de Relacionamento. É Mestre em Administração e Doutorando em Ciências Sociais atua como Professor de Marketing na PUC/SP nos curso de Graduação e Pós-graduação e em alguns módulo de curso de MBA em diversas Faculdades. Autor dos livros
CRM - Mudando a Estratégia sem Comprometer o Negócio e Marketing da Comunicação pela Editora Atlas (2001) e Marketing da Comunicação pela Editora Futura (2002).
      
(publicado em Allameda a 03/06/2003)

Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM R Dr Rafael Correia 65 Cjto 4 Vila Romana | São Paulo | +55.11.3926-5580

powered by Fábrica de Tempo